Para se ter uma boa saúde bucal é importante, além dos cuidados relacionados à higiene oral, manter uma dieta equilibrada com a predominância de alimentos que colaborem para que os dentes cresçam e permaneçam sempre fortes e saudáveis. Confira quais alimentos são esses com as informações que a Clínica Dentária Central traz para você.
Para começar, um sorriso bonito pede muito consumo de água, que além de possuir flúor, também ajuda a eliminar detritos, açúcares e ácidos da boca.
Se você está grávida ou tem filho pequeno em casa, comece desde cedo a mudar a dieta alimentar deles. Na fase intrauterina ou quando os dentes de leite ainda estão crescendo – e depois sendo trocados por permanentes – é importante que se consuma alimentos que vão ajudar na formação dental.
Para esses casos, são indicados alimentos ricos em:
- VITAMINA D: salmão, leite e derivados, gema, cereais integrais, soja e vegetais verdes escuros;
- VITAMINA A: couve e vegetais amarelos;
- FÓSFORO: leguminosas e carnes;
- MAGNÉSIO: beterraba, espinafre e banana.
A gengiva é responsável pela sustentação dos dentes e pela proteção dos ossos. Os alimentos fontes de vitamina C não podem ser deixados de lado, pois são importantes para a formação do colágeno e para a cicatrização dos tecidos gengivais. São indicados, algumas frutas (goiaba, acerola e caju), legumes (pimentão, tomate) e vegetais folhosos crus (brócolis, couve-flor, couve).
As frutas cítricas (limão, laranja, tangerina, abacaxi, morango, kiwi e tamarindo) devem ser ingeridas com moderação, pois a acidez delas, associada à escovação imediata, acelera o processo de desgaste das estruturas dos dentes, causando descoloração e sensibilidade.
Fonte: saúde.terra.com.br
Imagens: Free Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário