quinta-feira, 30 de abril de 2015

A importância do uso diário do fio dental para a saúde bucal



Um sorriso bem cuidado, além de sinônimo de saúde, também revela uma pessoa que cuida da higiene e da aparência tendo no sorriso um verdadeiro cartão de visitas. Porém, para conquistá-lo, a escovação nem sempre é suficiente, já que sozinha não consegue remover a placa bacteriana e os pequenos resíduos que se alojam entre os dentes, ainda mais onde a escova não alcança. 


Quando não são completamente eliminados, os resíduos colaboram com o aumento da placa bacteriana, com o surgimento do mau hálito, de cáries, de tártaro e de doenças da gengiva. Por isso, para garantir uma higiene bucal perfeita, o uso diário do fio dental é indispensável. Veja a seguir por que o uso do fio dental é tão importante para a saúde da sua boca com as informações da Clínica Dentária Central. 


O fio dental é tão importante quanto a escova de dente, o que os diferencia é apenas as áreas que conseguem atingir. Uso o fio preferencialmente antes da escovação, já que uma parte dos resíduos sai no fio e a outra acaba indo parar em regiões onde a escova alcança.


Se você tem preguiça, uma boa notícia: use pelo menos uma vez ao dia, de preferencia após o jantar. Isso já ajuda a minimizar o acúmulo de resíduos, evitando que você passe longos períodos com eles entre os dentes e remover a placa bacteriana que se forma nas áreas onde as cerdas não alcançam. 


Existem vários tipos de fios. A dica para quem tem os dentes muito próximos uns dos outros, é usar fios feitos de nylon ou teflon. Já quem não tem os dentes tão juntos, opte por fios encerados. Quem nunca utilizou o fio, atenção: cuidado com o excesso de força na hora de passar o fio. Isso por causar sangramentos que levam a inflamações. 


Procure os profissionais da Clínica Dentária Central para aprender como utilizar o fio corretamente e qual a melhor opção para a sua boca.


Fonte: dicasdemulher.com.br

Imagens: Free Google

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Como se desenvolvem as manchas nos dentes durante a gravidez?


As tetraciclinas são antibióticos poderosos e muitas mulheres receberam estes fármacos durante a gravidez antes de 1980. Seu uso era especialmente amplo na década de 1950 e, em consequência, os adultos nascidos antes de 80 podem correr o risco de apresentar manchas cinza persistentes nos dentes. 


Se uma mulher toma tetraciclinas durante a gravidez, o fármaco se calcifica nos dentes em desenvolvimento do bebê. O resultado é uma mancha cinza escura ou cinza/marrom que afeta todo o dente, ou a mancha pode aparecer como bandas horizontais de intensidade de cor variável. Além disso, as crianças que recebem tetraciclinas durante os anos de formação dos dentes podem desenvolver manchas neles. 


Algumas pessoas que apresentam manchas nos dentes devido às tetraciclinas optam por coroas ou folhas para melhorar o aspecto dos dentes. Mas é importante que estes tipos de tratamento não a impeçam de seguir uma rotina constante de cuidado oral e consultar com um dentista regularmente, a fim de detectar qualquer sinal de cárie. 


Consulte os profissionais da Clínica Dentária Central para saber sobre as manchas nos dentes e suas possíveis soluções. Mantenha-se informado com a Clínica Dentária Central.

Fonte: oralb.com.br

Imagens: Free Google

terça-feira, 28 de abril de 2015

Alimentos que contribuem para um sorriso mais bonito



O sorriso é, de fato, o cartão de visita de uma pessoa. Exatamente por isso ela não deve medir esforços para mantê-lo sempre bonito. Visitas regulares ao dentista são o primeiro passo para garantir dentes saudáveis e mais bonitos. Outros cuidados também fazem a diferença e você confere a seguir uma lista de alimentos que podem contribuir para um sorriso mais belo. É a Clínica Dentária Central te mantendo informado e cuidando da sua saúde bucal. 

1 – CENOURAS


Estimula a produção de saliva, que mantém a boca hidratada e ajuda a remover a placa bacteriana. 

2 – MAÇÃ


Por ser fibrosa, ajuda a limpar os dentes, além de estimular o fluxo salivar. 

3 – QUEIJO


Rico em cálcio e fósforo colabora para a reparação do esmalte dos dentes. 

4 – AIPO


Tem alto teor de fibras e exige bastante mastigação, o que colabora com a limpeza dos dentes. 

5 – SALMÃO


Possui vitamina D que deixa os dentes fortes e saudáveis. 

6 – ESPINAFRE


Rico em fibras, faz uma limpeza natural nos dentes, aumentando também o fluxo salivar.

7 – MORANGO


Ajuda a manter os dentes limpos e a combater o acúmulo de placa. 

8 – PÊRA


Ajuda a limpar naturalmente os dentes e aumenta o fluxo de saliva que defende os dentes contra cáries e doenças da gengiva. 

9 – PEPINO


Produz saliva que combinada com as fibras naturais dos alimentos, ajuda a limpar os dentes e remove bactérias. 

10 – BRÓCOLIS


Contêm ferro e cálcio que juntos formam uma barreira que protege o esmalte dos dentes. 

11 – CASTANHA-DO-PARÁ


Ajuda a proteger os dentes, reduzindo a capacidade das bactérias grudarem neles. 

12 – OVO


Ajuda a proteger os dentes contra a instalação da cárie. 

13 – ÁGUA


Importante para o mecanismo de limpeza dos dentes. 



Fonte: dicasdemulher.com.br

Imagens: Free Google

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Como usar o fio dental corretamente

Assim como a escova, o fio dental é indispensável na higiene para manter a saúde bucal em dia e evitar problemas. Ele serve para remover os resíduos de alimentos nas áreas onde a escova dental não consegue alcançar, como entre um dente e outro. Também ajuda a eliminar a placa bacteriana, responsável pelo aparecimento de cáries e doenças gengivais. Veja a seguir quais os tipos e a maneira correta de utilizar o fio com as dicas que a Clínica Dentária Central traz para você. 


TIPOS

Existem dois: 

- Nylon ou multifilamento: pode ser encerado ou não. Por ter muitas fibras no nylon, esse tipo de fio dental pode desfiar com mais facilidade e rasgar, principalmente quando a higienização é feita em dentes muito juntos. 


- PTFE ou monofilamento: desliza entre os dentes com mais facilidade e sem se romper, principalmente quando o espaço é pequeno.


FIO DENTAL ANTES OU APÓS A ESCOVAÇÃO?

A sequência não faz diferença, ou seja, ele pode ser usado tanto antes quanto após a escovação para deixar os dentes bem limpos. 

USANDO CORRETAMENTE

Para que a limpeza dental seja completa, além de paciência, é necessário usar o fio dental em todos os dentes de forma correta. Para isso, enrole ao redor de cada dedo médio cerca de 40 centímetros do fio dental, deixando pelo menos 10 centímetros entre os dedos. 


Segurando entre o polegar e o indicador, as duas mãos devem deslizar o fio dental levemente fazendo o movimento para cima e para baixo entre os dentes. 


Para retirar o fio, faça movimentos para trás e para frente de forma suave. Nunca force o fio contra a gengiva, pois é perigoso cortar ou machucar. Repita o procedimento para cada dente, sempre usando uma parte nova do pedaço do fio dental. 



Fonte: dicasdemulher.com.br

Imagens: Free Google

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Passo a passo da higiene bucal adequada

Para ter um sorriso sempre saudável, é preciso manter uma rotina de higiene bucal. Muitas pessoas ignoram a importância de dedicar alguns minutinhos diários para cuidar dos dentes, mas é fundamental lembrar que com medidas simples e frequentes é possível prevenir uma série de problemas, como gengivite, cáries e tártaro. Confira o passo a passo da limpeza adequada que a Clínica Dentária Central traz para você!


FIO DENTAL

Ele é fundamental para a remoção da placa bacteriana – película esbranquiçada que fica ao redor dos dentes e que se não for retirada pode se transformar em tártaro. Enrole cerca de 40 centímetros de fio ao redor dos dedos médios e passe cuidadosamente ao redor da base de cada dente. Cuidado para não forçar o fio contra a gengiva para não machucar o tecido. 


ESCOVAÇÃO

Depois de passar o fio, a escovação deve ser feita com uma escova macia e um creme dental com flúor. Quem tem dentes sensíveis deve usar um produto específico para aliviar os sintomas. A principal dica da escovação é: dê a mesma atenção a todos os dentes, sem se esquecer de nenhum e inclua a língua na limpeza, pois ela também abriga resíduos de alimentos e bactérias. Além disso, modere a força para não prejudicar o esmalte e as gengivas. 


ENXAGUANTE BUCAL

Eles ajudam a eliminar as bactérias que causam a placa e o mau hálito, e devem ser usados, no máximo, duas vezes por dia. 



Fonte: bolsademulher.com.br

Imagens: Free Google

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Chiclete ajuda a reduzir a sensibilidade dos dentes?

Quem tem dentes sensíveis sabe o quanto é chato sentir pontadas e dores agudas ao consumir determinados alimentos. A hipersensibilidade não é uma doença, e sim uma condição que pode ser amenizada com alguns cuidados simples, como utilizar um creme dental dessensibilizante diariamente e mascar chicletes sem açúcar. Veja a seguir a importância deste aliado com as informações que a Clínica Dentária Central traz para você.


Mascar chiclete, principalmente após as refeições, pode ajudar a aliviar a sensibilidade nos dentes. O ato estimula a produção de saliva, o que ajuda a neutralizar a acidez da boca e contribui para o processo de remineralização dos dentes. 


Quando ingerimos alimentos ácidos, o pH da boca fica desequilibrado. Nessa situação, o atrito provocado pela escova e creme dental pode prejudicar o esmalte dos dentes. Mascar um chiclete por 20 minutos ou esperar uma hora para escovar os dentes após as refeições favorece a ação do “efeito tampão” da saliva, que colabora para proteger os dentes da acidez. 


Vale ressaltar que é importante escolher uma goma de mascar sem açúcar. O consumo contínuo das versões açucaradas aumenta os riscos de cárie, uma vez que as bactérias causadoras se alimentam dos resíduos de carboidratos depositados na boca. 



Fonte: bolsademulher.com.br

Imagens: Free Google



quarta-feira, 22 de abril de 2015

7 fatos sobre o bruxismo


A mania de ranger os dentes durante o sono pode estar por trás daquela dor de cabeça insistente e de outros males bem chatos. Confira outros sinais frequentes de quem tem esse problema. É a Clínica Dentária Central te alertando sobre os problemas bucais. 

1 – É um problema em uma articulação chamada temporomandibular, responsável pela abertura e fechamento da boca. 


2 – Fatores emocionais, como o estresse e a ansiedade, são a principal causa do bruxismo. Essas emoções fazem com que descontemos as tensões na articulação. É comum gente que tem episódios esporádicos, apenas quando está passando por um momento difícil. E pode acontecer tanto em adultos como em crianças. 

3 - Apesar de se manifestar, geralmente, quando estamos dormindo, o bruxismo também pode ocorrer durante o dia. Neste caso, o hábito está relacionado às tensões do dia a dia. 

4 – Ao forçar o movimento de apertar e esfregar os dentes, a articulação recebe uma carga maior do que pode suportar. Daí vem as dores no maxilar, na cabeça e no pescoço. A dificuldade em abrir a boca logo de manhã é outro sintoma. 


5 – Além das dores, quem sofre com o bruxismo pode sentir zumbido no ouvido e ter desgaste nos dentes, o que provoca hipersensibilidade. Também pode ocorrer retração na gengiva. Em casos extremos, os dentes amolecem ou até se quebram. 

6 – Há pessoas que levam anos para ter um diagnóstico preciso de bruxismo. Muitas só se dão conta quando alguém que dorme no mesmo quarto avisa. Ou durante uma consulta de rotina ao dentista, quando o profissional repara no desgaste excessivo dos dentes. 

7 – O bruxismo não tem cura, mas é possível controlá-lo e amenizar os danos. O uso de placas de acrílico ou silicone é indicado pelos dentistas. Feitas sob medida, elas se encaixam nos dentes e evitam o atrito. 



Fonte: mdemulher.abril.com.br

Imagens: Free Google

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Sapinho: por que o problema acontece e como evitá-lo?

A maioria das pessoas já ouviu falar sobre “sapinho”, mas poucas sabem, de fato, o que este nome representa. Esta é a denominação popular da monilíase – ou candidíase oral – uma infecção fúngica bucal. 


A infecção é causada pelo fungo Candida Albicans. Ele está presente no sistema digestivo e se transforma em infecção quando há um desequilíbrio no organismo.


O sapinho é, geralmente visto, em crianças com menos de seis meses, pois a imunidade é mais sensível, porém, ele não se restringe às crianças e pode acometer adultos com doenças crônicas ou imunudeprimidos. 


CAUSAS

As causas são baixa resistência e contaminação bucal. Quando a imunidade cai, o organismo não consegue combater os fungos que se multiplicam e começam agir. Como o sistema imunológico do bebê ainda não é maduro o suficiente para combater tais fungos, o sapinho acaba por aparecer. 


No caso dos bebês, é muito comum, que eles contraiam sapinho como resultado de sugar chupetas ou bicos de mamadeira inadequadamente limpos. Por isso, a maneira mais simples e prática de se prevenir o aparecimento do sapinho é prezar pela higiene. 


SINTOMAS

O principal sintoma é o surgimento de pontinhos brancos na região oral, como língua, parte interna das bochechas, céu da boca, cantos dos lábios e até mesmo os lábios. 


Quando o sapinho acomete as crianças, ocorre baixa ingestão e recusa alimentar. Outras vezes, porém, o pequeno pode não dar grandes indicações de dor ou irritabilidade. 

PODEM OCORRER COMPLICAÇÕES?

Caso o problema não seja tratado, a infecção pode se disseminar para toda a mucosa oral e orofaringe e a criança passará a ter dificuldade para se alimentar.


Caso você perceba os pontinhos brancos na boca do seu filho, procure a orientação do pediatra e do dentista que indicarão o melhor tratamento. Lembre-se, a Clínica Dentária Central pode ajudar você e a sua família nos cuidados com a boca saudável e livre de doenças!



Fonte: dicasdemulher.com.br

Imagens: Free Google





sexta-feira, 17 de abril de 2015

Como cuidar dos dentes do bebê?



Os bons cuidados bucais começam cedo. Mesmo antes dos dentes dos bebês nascerem, existem alguns fatores que podem afetar sua futura aparência e saúde. Como os dentes do bebê geralmente nascem por volta dos seis meses de idade, não há razão para usar os procedimentos padrão da higiene bucal, ou seja, a escovação e o uso do fio dental. Confira as dicas de cuidado que a Clínica Dentária Central traz para você. 


Os bebês têm necessidade de cuidados bucais especiais. Entre esses cuidados estão: prevenção das cáries causadas pelo uso da mamadeira e a certeza de que seu filho está recebendo uma quantidade adequada de flúor. 

O que são as cáries de mamadeira e como evitá-las?

São cáries causadas pela exposição frequente a líquidos que contém açúcar – como o leite, as fórmulas comerciais preparadas para bebês e os sucos de fruta. Os líquidos se acumulam ao redor dos dentes por longos períodos, enquanto o bebê está dormindo, provocando as cáries que primeiro se desenvolvem nos dentes anteriores, tanto da arcada inferior, quanto da superior.



Nunca deixe seu bebê dormir com a mamadeira de leite ou suco na boca. Na hora de dormir, dê uma mamadeira com água ou uma chupeta recomendada pelo dentista. 


Após amamentar, limpe dos dentes e as gengivas do bebê com uma gaze umedecida. 


Fonte: colgate.com.br

Imagens: Free Google