A maioria das pessoas já ouviu falar sobre “sapinho”, mas poucas sabem, de fato, o que este nome representa. Esta é a denominação popular da monilíase – ou candidíase oral – uma infecção fúngica bucal.
A infecção é causada pelo fungo Candida Albicans. Ele está presente no sistema digestivo e se transforma em infecção quando há um desequilíbrio no organismo.
O sapinho é, geralmente visto, em crianças com menos de seis meses, pois a imunidade é mais sensível, porém, ele não se restringe às crianças e pode acometer adultos com doenças crônicas ou imunudeprimidos.
CAUSAS
As causas são baixa resistência e contaminação bucal. Quando a imunidade cai, o organismo não consegue combater os fungos que se multiplicam e começam agir. Como o sistema imunológico do bebê ainda não é maduro o suficiente para combater tais fungos, o sapinho acaba por aparecer.
No caso dos bebês, é muito comum, que eles contraiam sapinho como resultado de sugar chupetas ou bicos de mamadeira inadequadamente limpos. Por isso, a maneira mais simples e prática de se prevenir o aparecimento do sapinho é prezar pela higiene.
SINTOMAS
O principal sintoma é o surgimento de pontinhos brancos na região oral, como língua, parte interna das bochechas, céu da boca, cantos dos lábios e até mesmo os lábios.
Quando o sapinho acomete as crianças, ocorre baixa ingestão e recusa alimentar. Outras vezes, porém, o pequeno pode não dar grandes indicações de dor ou irritabilidade.
PODEM OCORRER COMPLICAÇÕES?
Caso o problema não seja tratado, a infecção pode se disseminar para toda a mucosa oral e orofaringe e a criança passará a ter dificuldade para se alimentar.
Caso você perceba os pontinhos brancos na boca do seu filho, procure a orientação do pediatra e do dentista que indicarão o melhor tratamento. Lembre-se, a Clínica Dentária Central pode ajudar você e a sua família nos cuidados com a boca saudável e livre de doenças!
Fonte: dicasdemulher.com.br
Imagens: Free Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário